terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Os aposentados e o déficit em conta corrente

Em entrevista ao Valor (18/11/2007), Amírnio Fraga, ao comentar sobre o possível o déficit externo Brasileiro diz:
"Acho lamentável que não se discuta com seriedade a questão da previdência, que já consome 13% do PIB."

O "mercado" está desviando a atenção da imprudência do BC (controlado pelo sistema financeiro) na questão cambial e dizendo que a tendência de déficit na conta corrente em 2008 é culpa dos gastos públicos, especialmente as aposentadorias. Há tempos eu alerto que a valorização do câmbio, apesar da alta (passageira??) das commodities, iria causar um estrago na nossa conta corrente.

O mercado financeiro faz a farra trazendo dólares para ganhar na arbritagem, fazem o Tesouro e o BC arcarem com grandes custos para carregar as reservas e com as operações de swap reverso. Só este ano até outubro o BC acumula R$60 bilhões de prejuízo.

Os juros altos e o câmbio valorizado são as principais causas da perda de competitividade das nossas empresas no exterior. As importações estão crescendo quase o dobro das exportações, e a nossa pauta está cada vez mais concentrada em commodities. Daqui a poucos meses nossos superávit comercial não vai dar nem para cobrir a conta de serviços (fretes, seguros, juros, remessas de lucros) e vamos voltar a depender de entrada de capital (aumentar nosso passivo externo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário