Sempre eu vejo os apoiadores do Lula dizerem que o Serra não tem diploma superior.
Diploma ele tem sim. Não é pelo diploma que não voto no Serra. É pelo estrago que ele fez na prefeitura de SP e no governo do Estado de SP. Só fez pedágios (caros!) e vendeu o que sobrou. Privatizou até por dentro (terceirizando serviços públicos).
Ele tem curso de engenharia incompleto na Poli-USP. Era lider estudantil no regime militar e fugiu do país para não ser preso. No exílio ele fez graduação e pós em economia. Conviveu com os economistas hetodoxos na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Com a anistia, os professores da economia da Unicamp fizeram um grande esforço para trazer o Serra. Aos 36 anos, José Serra assumiu aulas na graduação e na pós-graduação, ensinando Economia Política, Política e Programação, Análise Macroeconômica, Economia Brasileira e Teoria Econômica. Não dá para dizer que o cara não tem estudo.
Seu artigo "Além da Estagnação", escrito em colaboração com Maria da Conceição Tavares e publicado em 1970, se tornaria um clássico do pensamento desenvolvimentista latino-americano. Leitura obrigatória nos cursos de economia que prestam. Neste artigo o Serra fala até de enquadrar os banqueiros, que no Brasil não financiam o investimento. Mas no governo o Serra não fez nada do que pregada até meados dos anos 80. Não tem compromisso com o país, muito menos com a população menos favorecida.
Mas se apenas o estudo garantisse um bom governo, o FHC teria sido o melhor presidente do Brasil, no entanto, quase acabou com o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário