PIB da Grécia cai 7% no quarto trimestre de 2011
O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia no quarto trimestre de 2011 registrou uma queda de 7%, em comparação ao resultado do mesmo período de 2010. Em nota divulgada nesta terça-feira, o Instituto de Estatísticas do governo do país reforçou que os números ainda serão ajustados. No terceiro trimestre do ano passado, o PIB grego havia recuado 5%. Segundo cálculos extraoficiais da agência Bloomberg, a economia grega registra no ano uma contração de 6,8%, acima do recuo de 6% estimado no orçamento do governo de 2012.
A Grécia está no quarto ano consecutivo de recessão, registrando sucessivas quedas desde 2008. A economia do país tem sido afetada pelas medidas de austeridade que tentam salvar suas fracas finanças públicas e a sair da crise da dívida. No fim de 2011, o país projetava que sua economia fosse se contrair mais de 5,5% no total do ano, sem esperanças de uma recuperação antes de 2013.
No último domingo, o Parlamento de Atenas aprovou novas cortes de gastos públicos equivalentes a € 3,3 bilhões, em um novo pacote de medidas de austeridade, exigidas pelo acordo com líderes da União Europeia (UE) e do FMI, para receber um novo pacote de empréstimo, de € 130 bilhões.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/pib-da-grecia-cai-7-no-quarto-trimestre-de-2011-3967188#ixzz1mZyjHG4d
Nenhum comentário:
Postar um comentário