quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Speedy falhando ao abrir sites

Muitas vezes ao tentar navegar na internet obtemos uma mensagem informando que determinado site não existe ou está fora do ar. Os usuários do Speedy e de outros serviços de internet têm tido freqüentemente estes problemas.

O que ocorre muitas vezes é quando o DNS fornecido pelo prestador do serviço fica sobrecarregado (venderam mais assinaturas do que suportam atender). O DNS (Domain Name Server) é o servidor que converte os nomes dos sites para o endereço da máquina onde ele está; quando há muita demanda ele não consegue responder em tempo hábil a requisição do navegador e recebemos uma mensagem de que o site está fora do ar. Há varios DNS disponíveis na internet, não é necessário usar o do seu provedor. Basta escolher um servidor (hoje eu uso os da Intelig: 200.184.26.3 e 200.184.26.4) e trocar a configuração no seu micro ou no seu roteador. Caso precise, posso fornecer mais detalhes de como alterar o DNS e uma lista de vários deles disponíveis abertamente. Deixe sua dúvida num comentário em http://www.vlad.blog.br/search/label/Informática.

Ao ligar para atendimento desta companhias P R I V A D A S, eles geralmente eles não resolvem o problema. Como em muitos lugares, há somente um serviço disponível (aqui no meu bairro em Campinas-SP, só há o Speedy da Telefônica),eles te consideram como cliente cativo e só se preocupam em vender novas assinaturas.

A Telefônica é tão cara de pau que ao ligar para reclamar algum problema, o atendente diz sempre que o problema é no seu equipamento ou que o uso de roteador WI-FI (sem fio) não está previsto no contrato. O usuário, sem entender direito acaba sendo embromado . A atendimento por email só existe para inglês ver.

Se reclama muito dos serviços públicos, do Estado, das taxas públicas, mas as pessoas continuam pagando a assinatura do Speedy...

A mídia e seus papagaios falaram muito em acabar com os monopólios. Acabaram com os monopólios públicos e colocaram monopólios privados no lugar. Somente os usuários de renda elevada saíram ganhando. Nos Jardins em São Paulo há conexão de 30.000 kbps, enquanto nos resto de estado a telefônica vende 1.000 kbps e entrega 256. Em alguns bairros (das cidades mais ricas) a Telefônica fica oferecendo uma segunda linha, em outras, só instalam um telefone depois de muita insistência e queixa protocolada na Anatel (que agora passou a olhar um pouco para os usuários).

Só quem não acredita nos lindos comerciais da TV.

2 comentários:

  1. Sou leigo, mas estou com problemas com o Speedy!

    Você poderia explicar melhor como trocar esses DNSs para melhorar a conexão?

    Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos,

    Estou preparando uma explicação passo-a-passo de como alterar o DNS. Devo publicar no máximo na próxima terça.

    Você usa XP, vista,2000? A discagem é feita no PC ou no roteador?

    ResponderExcluir