Segundo estudo da LCA Consultores, o índice de penetração de importados projetado para alguns setores selecionados está cada vez maior. Este ano deverá ficar entre 20 e 22%. Os maiores aumentos ocorreram com Automóveis (115%) e na indústria têxtil (78%).
Essas importações ajudam a SEGURAR os preços hoje (não reduz), mas faz um estrago enorme nas cadeias produtivas quebrando vários elos e exportando empregos. Vai fazer outro estrago quando o Real voltar a um patamar razoável.
A balança comercial despenca rapidamente, o saldo hoje não cobre a conta de serviços. O país tornou-se novamente dependente de entrada de capitais para financiar seu déficit em conta corrente. Ao contrário do que diz o Sr. Meirelles, as contas externas brasileiras estão firmes como um prego na areia. As reservas brasileiras, hoje em US$193 bi, não fazem frente ao volume de capitais de curto prazo aplicados na bolsa e na dívida pública, estimados em mais de US$300 bi. Recursos esses que podem sair a qualquer momento.
Depender do bom humor do mercado financeiro internacional é perigoso. Já vimos isso há pouco tempo. O Brasil quase ia pro vinagre. Será que não enxergam?
Estão rifando nosso futuro. A conta virá logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário