quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pará, MST, Globo

É ridícula a cobertura da Globo (e de toda mídia) sobre os conflitos de terra no Pará. Eles tomam partido dos latifundiários, como se os Sem-Terra fossem um bando de baderneiros querendo terra prá vender. Até fiquei com pena no pobre latifundiário que sem se identificar disse estar com medo.

Para eles a Polícia deve estar a serviço dos ricos, tem que priorizá-los, nada de perder atendendo a população. O governo do PT lá está fazendo diferença.

Essa visão simplista e tosca difundida pela mídia e que infelizmente a maioria da nossa (in)culta classe média compartilha. A grande maioria das invasões do MST são pensadas, as terras são latifúndios, muitas vezes terras públicas. A mídia faz questão de atribuir ao MST todas as invasões (dando destaque às injustificadas).

No Pará, boa parte dos sem-terra são pequenos proprietários que tiveram suas terras surrupiadas por grileiros e latifundiários e agora se unem para lutar por suas posses.

Um comentário:

  1. Realmente é uma pena só agora ter um comentário de alguém sobre o seu desabafo. Desculpe a demora para procurar saber o que aconteceu de verdade. Isso tudo é um absurdo, o Brasil é tão grande e a terra está concentrada a meia dúzia de homens. O pior é não ter como confiar mais na mídia, que faz uma lavagem cerebral em nossas mentes para que pessemos( ou nem isso aceitemos sem questionar) o que convêm a eles. Se é direto moradia, é dever ocupar!

    ResponderExcluir