QUA, 25/11/2015 - 13:50
Jornal GGN – Hoje (25), a Norte Energia informou à imprensa que conseguiu ontem a Licença de Operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Foram investidos cerca de R$ 4 bilhões em ações socioambientais na região para cumprir o Projeto Básico Ambiental. Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu foram os municípios beneficiados.
“Em Altamira, milhares de famílias que viviam em palafitas nas áreas historicamente alagadas pelo Rio Xingu foram reassentadas em cinco novos bairros construídos pela empresa ou receberam indenizações e adquiriram imóveis em áreas saneadas do município”, informou a Norte Energia em nota.
A empresa também investiu em serviços de saúde na região do Xingu. Construiu três hospitais e 30 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, realizou um programa de controle de malária que, entre 2011 e 2015, reduziu os casos em 98,6% na região.
A Norte Energia firmou parceria com a Prefeitura de Altamira na construção e reforma de escolas e na ligação das casas ao sistema de saneamento.
Sobre a questão indígena, a companhia informou que investiu R$ 260 milhões “para garantir a segurança territorial, alimentar e ambiental das etnias indígenas do Médio Xingu, assim como o fortalecimento das associações indígenas e do patrimônio cultural. São mais de 700 casas de moradia, e cada uma das 34 aldeias atendidas receberam uma casa de farinha (onde produzem o alimento) e receberão uma Unidade Básica de Saúde e uma escola, além da instalação de Sistemas de Abastecimento de Água”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário