domingo, 29 de novembro de 2015

Inquérito do “trensalão” está parado há um ano!

https://www.facebook.com/IvanValentePSOL/photos/a.316625541715668.82338.194174003960823/1090389871005894/?type=3


Inquérito do “trensalão” está parado há um ano!

É inacreditável a maneira como o PSDB é blindado no estado de São Paulo. O inquérito que investiga o esquema de cartel nos trens e metrôs está paralisado há um ano. Nenhuma investigação está sendo feita. A quem interessa isso?

Segundo a Polícia Federal, nos governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, houve um cartel que operou no metrô e CPTM, fraudou licitações e superfaturou em obras. De leva, contribuíram com campanhas tucanas. O esquema é praticamente o mesmo que operava os desvios na Petrobras.

As empresas envolvidas são Siemens, Alstom, CAF, Bombardier, Daim-Chrysler, Mitsui e TTrans. A PF solicitou à justiça o sequestro de 600 milhões de reais das empresas, o que foi aceito. Figuras importantes foram indiciadas, como Mario Bandeira, ex-presidente da CPTM, José Luiz Lavorente, ex-gerente de Operações e os ex-diretores João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo. As próprias empresas reconheceram a formação de cartel.

Mesmo com tudo isso, o procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável por apresentar a denúncia à justiça, diz estar esperando documentos do exterior e que as provas atuais não são suficientes. Esta não é a primeira vez que Grandis demora excessivamente em um caso. Em 2013, ele foi alvo de duas apurações no Ministério Público Federal e no Conselho de Classe por ter demorado três anos para responder um pedido da Suíça, que, na época, investigava pagamento de propina da Alstom a servidores paulistas.

Enquanto isso, os tucanos simplesmente não são investigados. Qualquer desculpa esfarrapada serve de álibi. A seletividade das investigações em casos de corrupção salta a vista. Os tucanos, agradecem!

Mandato Ivan Valente - PSOL/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário