quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mais uma idéia de jerico

Mais uma idéia de jerico, dessas que abundam as colunas dos jornais brasileiros foi publicada no Valor Econômico do dia 26 de junho. Dessa vez o Sr. Fábio Giambiagi, tido pela grande mídia como um dos mais lúcidos analistas da política macroeconômica brasileira, propõe que o Brasil passe a colocar títulos da dívida no mercado argentino.

Vendo que os juros reais na Argentina são quase zero, chegando em alguns meses a ser negativo, o cabeção propõe que o Tesouro brasileiro coloque lá títulos públicos no valor de 2% a 3% do PIB.

Parodiando Garrincha, falta combinar com os argentinos. Ao contrário do nosso governo, o governo argentino não é passivo, os juros são mantidos baixos para favorecer o investimento produtivo. Na Argentina há controle de capitais, coisa que aqui é uma heresia, não se pode nem falar.

No entanto, supondo que seja possível o Brasil colocar títulos públicos no mercado argentino, pensem comigo, não interessa receber em pesos e com o câmbio valorizando do jeito que está ocorrendo hoje, o que menos interessa para a economia brasileira é trazer mais dólares.

O cabeção não vê que os juros altos pagos são frutos da atuação do Banco Central. O BC acha que o Brasil não pode crescer mais que 3,5% (o tal do produto potencial) sem gerar inflação e por isso matém os juros nas alturas para inibir o crescimento da demanda.

Este é o Brasil! As idéias de jerico são aplaudidas e os analistas mais sérios são ignorados.


jerico s. m., burro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário