quinta-feira, 28 de maio de 2009

A mídia e a Petrobras

A mídia brasileira está cada vez mais ridícula, isso é bom, cada vez eles têm menos credibilidade. Agora a PETROBRAS é culpada até por ação (legal!!!) de subsidiária de empresa na qual a Petrobras detém participação minoritária. A matéria abaixo foi capa da Foia de São Paulo de hoje.



Sistema Petrobras privilegia PT em doações a candidatos

Reportagem de Fábio Zanini e Alan Gripp, publicada na edição de hoje da Folha , informa que ao menos nove empresas ligadas à Petrobras doaram R$ 8,53 milhões para campanhas eleitorais em 2006 e 2008. A maior parte das doações (54,86%) beneficiaram campanhas petistas.

As empresas que fizeram as doações integram o chamado "Sistema Petrobras" --a estatal tem participação acionária nelas, indica diretores e participa de seus conselhos. Por lei, a Petrobras é proibida de financiar candidatos e partidos. A legislação, entretanto, é omissa sobre as contribuições das empresas das quais as estatais são acionistas minoritárias.

A reportagem informa que representantes da Petrobras no conselho de administração da Braskem participaram da aprovação das doações. A Petrobras tem 23,78% do capital da Braskem.

A Petroquímica União fez a maior doação para um candidato em 2008: R$ 800 mil para Luiz Marinho (PT), eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP). A Petroquímica União é uma subsidiária da Quattor Participações, na qual a Petrobras tem 40% do capital.

Outro lado

A Petrobras afirmou que as empresas que controla (subsidiárias ou em que é majoritária) não fazem doações eleitorais. Naquelas em que é acionista, informou que não decide sobre as contribuições eleitorais, embora integre o conselho e indique diretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário