http://jornalggn.com.br/noticia/os-caminhos-para-combater-a-recessao-economica-por-andre-araujo
SEX, 19/02/2016 - 08:35
ATUALIZADO EM 19/02/2016 - 08:36
Por André Araújo
UM TRANCO NA RECESSÃO - Acabar com a recessão é essencial para a sobrevivência do Governo e do País. Essa meta exige determinação e foco de objetivos.
1. Mostar CREDIBILIDADE ao mercado daqui e de fora. O "mercado" é um horror, mas é a realidade, é preciso lidar com ele.
Um sinal de direção é fundamental, bastam duas ou três ações, por exemplo acabar com os supersalários amorais que consomem R$10 bilhões por ano, a legalidade foi construída por truques, subterfúgios, maquiagens e jogadas travestidas de "legais", mas são contra o espírito da Constituição que estabeleceu UM TETO para os salários pagos pelo dinheiro público.
Todo dinheiro sai do TESOURO, basta não mandar mais dinheiro para lugares onde há supersalários até que se obedeça o limite. NÃO HÁ AUTONOMIA COM DINHEIRO PÚBLICO. A autonomia é de função, não é para gastar sem limites.
2. Baixar os juros Selic para 7%, os grandes aplicadores não tem opção fora das LFT do Tesouro Nacional, não há onde aplicar trilhões de Reais, nem os bancos tomam porque não tem para quem emprestar.
3.Lançar um mega programa de obras públicas especialmente de SANEAMENTO, pagos com títulos de 1 a 5 anos de prazo, gerando soluções, empregos e demanda na economia. Dá para jogar R$200 bilhões em saneamento, metade do Brasil não tem esgoto, 30% não tem água potável, o lixo é um mega problema nacional. Se ninguém quiser aceitar títulos, emita-se dinheiro, há uma folga de 300 bilhões de Reais na relação PIB/moeda em circulação, se comparado com os EUA.
Com economia nos juros da dívida pública dá para sustentar um grande programa de infra estrutura e saneamento.
4. Lançar um programa viável de CONCESSÕES, mas com uma plataforma para atender e ajudar investidores a vencer a absurda burocracia que trava toda infraestrutura brasileira. Licenciamentos tem que sair em 90 dias, senão o projeto está aprovado. A liquidez mundial, de 60 trilhões de dólares, está parada sem rendimento ou pagando juro negativo a procura de bons projetos, nós temos 500 projetos mas ninguém sabe e ninguém explica, estão escondidos em gavetas.
Se um investidor estrangeiro quiser saber sobre projetos no Brasil não tem um balcão de projetos onde ele possa ser atendido por pessoal competente e perfeitamente fluente em inglês, francês ou japonês, vai ter que procurar com extrema dificuldade em vários ministérios, onde quem pode atender está de férias, licença maternidade, fazendo curso fora, licença médica, não veio trabalhar hoje, está sem agenda ou foi acompanhar uma cirurgia da sogra.
Tenho vasta experiêcia nisso e ninguém está interessado em bem atender um investidor, "essa cara vem aqui chatear".
5.O Brasil tem excelentes condições para atrair grandes investimentos, mas não trabalha para isso, a atitude geral, especialmente do Governo é que não precisamos de ninguém.
A recessão deve ser combatida a todo custo porque ela pode gerar uma tal instabilidade politica que levará o País a conflitos internos nunca vistos, à beira de uma guerra civil urbana, esse objetivo deve ter prioridade sobre tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário