http://jornalggn.com.br/noticia/presidente-do-psdb-e-preso-por-corrupcao-em-empresa-de-saneamento-de-goias
QUA, 24/08/2016 - 11:34
ATUALIZADO EM 24/08/2016 - 11:34

Jornal GGN - O presidente do PSDB de Goiás Afrêni Gonçalves Leite foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta (24), suspeito de integrar esquema que desviou R$ 4,5 milhões em recursos públicos por meio de contratos com a Saneago, empresa de saneamento do Estado.
Segundo a PF, o tucanato de Goiás teria recebido doações legais e também via caixa dois a partir do esquema de fraude em licitações. Por isso, o presidente foi preso temporariamente.
Pelas investigações, agentes e colaboradores da Saneago contrataram de maneira fraudulenta uma empresa de consultoria que fazia pagamentos de propina e distribuia recursos a outras empresas que participaram do conluiu. Estas teriam feito as doações oficiais ao PSDB.
A Operação Decantação contou com apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, e estima ter evitado um prejuízo de quase R$ 7 milhões.
Recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas, apontam os investigadores.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.
Cerca de 300 federais cumprem 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário