Segundo a agência de notícias Reuters a Petrobrás fechou acordo para vender 90% de sua participação na unidade de gasodutos Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para um grupo de investidores liderados pela canadense Brookfield Asset Management, por 5,2 bilhões de dólares.
Ainda segundo a Reuters, grupo de investidores inclui o fundo de pensões de British Columbia, no Canadá, e os fundos soberanos CIC (China) e GIC (Cingapura). O acordo para a venda da NTS será submetido ao Conselho de Administração da Petrobras, e o fechamento do negócio é esperado para o final de setembro.
A AEPET reitera sua oposição à política de venda de ativos. E mesmo sem a confirmação pela Petrobrás da negociação anunciada pela Reuters, se a venda se concretizar a Petrobrás estará abrindo mão de ativos valiosos e de seu mercado.
Na opinião do Presidente da AEPET, Felipe Coutinho, “o controle
da infraestrutura de acesso ao mercado brasileiro é uma vantagem estratégica da Petrobrás. O intermediário privado na distribuição compete pela renda petroleira, em prejuízo da Petrobrás, dos consumidores e da sociedade”.
Clique aqui para ler sobre a estratégia da Petrobrás.
Clique aqui para ler as alternativas à política de venda de ativos
Nenhum comentário:
Postar um comentário