Pela primeira vez nos últimos cinco anos, a demanda por empréstimos no BNDES pode ultrapar o orçamento para projetos estimado para este ano entre R$ 58 bilhões a R$ 61 bilhões.
Essa é uma boa notícia! Nos últimos anos o que vimos foi sobrar recursos no BNDES por falta de demanda por parte dos empresários. O país precisa crescer para oferecer oportunidade para a juventude, que é o grupo que mais sofre com a falta de empregos. Para isso é preciso crédito de longo prazo.
Outro fato a destacar é a coerência dos dirigentes do BNDES com um projeto de desenvolvimento para o país. Essa é a razão do BNDES existir. Ao ser questionado sobre qual estratégia será implementada para conseguir mais recursos, Maurício Borges Lemos, diretor da área financeira, disse que o banco vai priorizar priorizar o mercado interno: "Não queremos ajudar a derrubar o câmbio". A partir do dia 3 de julho o investidor poderá reservar suas debêntures do BNDES.
Além da emissão de debêntures, o BNDES pretende colocar no mercado ações da carteira da BNDESPAR caso seja necessário mais recursos.
Se fossem os cabeções do Tesouro ou do BACEN, eles fariam uma captação no exterior, onde se pode conseguir uma taxa de juros bem menor. Mas com o Real supervalorizado, tudo que o Brasil menos precisa é de mais entrada de dólares.
Parabéns para os técnicos do BNDES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário