Você acha que a PEC 241 é simplesmente para cortar o gasto público? Meus caros não sejam tolos. Vão atrás das informações, não acreditem em Mírians e Sardenbers.
A conversa é outra. Hoje 45% do orçamento da União vai para os juros da dívida pública que só é alta porque o Banco Central insiste em manter a mais alta taxa de juros do mundo. Essa PEC serve apenas para abrir espaço no orçamento para transferir mais recursos públicos para os rentista (banqueiros, gente que muito dinheiro vivendo de renda, fundos estrangeiros, etc).
A PEC só garante que o país não evolua por 20 anos. Hoje o gasto com a saúde é de cerca de U$500 por pessoa por ano, cerca de um décimo do que se gasta na Europa (http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,gasto-publico-do-brasil-com-saude-e-inferior-a-media-mundial,1686846). O dinheiro podia sem gasto de forma melhor, sim. Mas é questão de matemática básica. O dinheiro é pouco.
Na educação é a mesma coisa, o volume global de recursos parece grande, mas quando olhamos quanto é gasto por aluno, vemos que o valor não é tão alto. O Brasil gasta U$3000 por ano por aluno. Na média, os países desenvolvidos gastam 3,5 vezes mais. (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1612236-gasto-publico-em-ensino-atinge-66-do-pib-mas-crise-ameaca-expansao.shtml)
Gasto público do Brasil com saúde é inferior à média mundial - Saúde -…
SAUDE.ESTADAO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário