O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Ensaio sobre a cegueira, realizou uma premiação particular e inabitual ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa.
Vencedor do prêmio "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, Meirelles repassou o troféu ao magistrado por achar que havia um paulistano que merecia a homenagem mais do que ele. A notícia foi antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta quinta, 18. Em cima da placa, Meirelles colou um papel: "Fausto De Sanctis/ O Homem!".
Em novembro, De Sanctis recusou a promoção à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Permaneceu no caso Dantas e condenou o banqueiro por tentativa de suborno ao delegado Vitor Hugo Alves, da Polícia Federal.
O cineasta foi procurado por Terra Magazine, mas se encontra em Dubai, onde divulga Ensaio. Na carta a De Sanctis, ele diz se orgulhar da "capacidade de resistir às pressões" do presenteado.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3400904-EI6578,00-Meirelles+repassa+trofeu+a+juiz+De+Sanctis.html
Eu faria o mesmo. Este Juiz Federal merece a premiação, assim como os Procuradores da República e a equipe do Protógenes, possíveis excessos à parte. Dantas e seus comparsas merecem cadeia.
ResponderExcluirOntem vi na tv uma quadrilha de ban-
ResponderExcluirdidos sendo presos pela PF e algema-
dos. Ora, isso não foi proibido pelo
nosso presidente do STF? Afinal os
quadrilheiros de ontem deram um pre-
juízo mereca, perto do Dantas. E o
nosso STF, não falou nada. O sr. de
Sancris, deve ser transferido para uma vara do trabalho, logo em segui-
da, pois teve o topete de querer a-
tropelar o nosso STF.