O governo do Lula tem muitos acertos, principalmente em assumir política sociais.
Mas tem uma grande falha que compromente o desenvolvimento do país: a política econômica que é ditada inteiramente pelo Banco Central. O BC comandado pelo Meirelles (nomeado por Lula) privilegia o setor financeiro e compromete o crescimento do país.
A inflação é usada como desculpa para manter os juros elevados e com isso transferir para a elite rentista os recursos que poderiam ser aplicados em política sociais e em melhorias na infraestrutura. Do governo, somente o Meirelles e o Palocci (serviçais do capital financeiro) eram preservados pela mídia. O Paloci caiu por que fez besteira, mas vira e mexe vejo no Globo, Estadão e Folha um ou outro colunista alinhado ao PIG dizendo que o Paloci que era bom. O Paloci era o homem forte (assim como o Meirelles) porque, segundo a mídia, tinha coragem de cortar gastos essenciais para sobrar mais dinheiro para pagar juros.
Temo que uma crise forte tire mais votos da esquerda em 2010. O BC torrando nossas reservas para garantir a saída de especuladores e mantendo juros elevados não colabora com o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário