terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Será que só o Meirelles está certo?

A BC da União Européia (2,5% ao ano), o da Inglaterra (2%) haviam cortado os juros nos últimos dias. No Japão a taxa está em 0,3%. Agora o FED anuncia uma taxa de juros flutuante entre 0 e 0,25%. Isso significa que o FED acredita que o risco de deflação é muito forte. Em novembro houve deflação de 1,7%.

Com a taxa de juros indo a zero os EUA eliminaram qualquer limitação na emissão de moeda, assim eles vão fazer de tudo para não deixar a deflação avançar. Os bons economistas sabem que a deflação, queda generalizada nos preços, é muito pior que a inflação. Quandos os preços caem, o faturamento das empresas caem, há pressão para queda nos salários, a inadimplência aumenta (o faturamento cai), bancos emprestam menos, pessoas gastam menos, preços cai e aí segue numa espiral. Foi assim que ocorreu na crise de 1929. Naquele temp o FED não agiu, hoje se esforça para não deixar a economia afundar.

Aqui no Brasil temos um banco central dirigido por pessoas despreparadas, que não consegue nem ler o cenário da atual crise. O nosso BC diz só olha pro passado. Diz estar preocupado com uma inflação que só existe para justificar a transferência de recursos para o setor financeiro via taxa de juros e operações de derivativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário