Do GGN
O Brasil é líder no combate à Aids, indo além das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao tratamento da doença e políticas de prevenção, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS). O elogio às políticas brasileiras foram feitas por Georgiana Braga-Orillard, coordenadora do Unaids no Brasil, em função da divulgação do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos.
“O Brasil vai além da recomendação atual da Organização Mundial da Saúde. Novamente o Brasil prova sua liderança na luta contra a Aids”, diz ela. A OMS recomendou, no último mês de junho, que os países oferecessem tratamento a pacientes com Aids que apresentassem contagem de linfócitos CD4 acima de 500 células/mm³. A contagem destas células de defesa do organismo serve de referencial para avaliar o funcionamento do sistema imunológico dos pacientes.
Mas o novo protocolo brasileiro determina a previsão de início do tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus HIV no organismo. A expectativa é de que, com a medida, 100 mil novos pacientes sejam incorporados. O protocolo se baseia em estudos que demonstram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV.
“Estamos retomando uma posição de vanguarda na resposta à epidemia de aids no mundo. Atualmente apenas dois países – Estados Unidos e França – recomendam o início precoce do tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
http://jornalggn.com.br/noticia/onu-diz-que-brasil-e-lider-no-combate-a-aids
Nenhum comentário:
Postar um comentário