quarta-feira, 8 de junho de 2016

‘Japonês da Federal’ é condenado pelo STJ por ajudar os pobres a comprar mais barato

Nunca vi tanta besteira num texto só.  Então cobrar propina para deixar passar muamba é um boa ação para os pobres?


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou parcialmente o recurso do agente da Polícia Federal no Paraná Newton Ishii e manteve a sentença da Justiça Federal no Paraná que o condenou por corrupção e descaminho, por ter facilitado a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai.
O ‘Japonês da Federal’ pode até ser considerado criminoso pelas leis vigentes no país por facilitar medidas que burlam o roubo estatal (cobrança de impostos). Mas ao prejudicar o estado,  ele ajuda os mais pobres por permitir a compra mais barata de produtos estrangeiros sem tributação.
O Brasil é um dos países que mais cobram taxa de importação do mundo, e sem agentes como esse, os pobres jamais poderiam comprar Smartphones e outros aparelhos eletrônicos que são constantemente importados ilegalmente pela fronteira do Paraguai. E a solução não é prender ou condenar agentes, mas acabar de vez com as tarifas de produtos importados como tem feito o Chile, que zerou a taxa de importação com vários países através de muitos acordos de livre comércio e ainda tem planos para eliminar a taxa para países que estão fora de acordos comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário