sexta-feira, 6 de março de 2009

O BC facilitando a vida dos banqueiros

Até meados de 2008 (antes de estourar a crise americana), os bancos faziam a farra aproveitando-se do grande diferencial de juros criado pelo nosso iluminado presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Tomavam dinheiro lá fora a taxas muito menores do que os juros oficiais e emprestavam aqui no Brasil.

Depois de setembro/2008 a fonte secou. As dívidas vencendo e os bancos com um pepino nas mãos. O que o BC fez? Fez das nossas reservas internacionais acumuladas com tanto custo um seguro para aqueles que trouxeram dólares para o Brasil quando não eram necessários e agora precisam sair do país.

As linhas foram criadas com a desculpa de beneficiar as empresas, mas na verdade o BC está garantido a saída tranquila dos recursos de curto prazo que entraram no país fazendo o câmbio se valorizar demais tornando nossas exportações menos competitivas.

O BC ainda conta vantagem dizendo que a operação é muito vantajosa. As reservas tem um custo de mais ou menos 12% aa e o BC fornece dólares aos bancos remunerados pela LIBOR + 1,5%aa (atualmente a LIBOR oscila em torno de 2% aa).

O BC é tão submisso ao sistema financeiro que nem exigiu que os bancos não pesassem a mão nos spreads ao repassar esses recursos às empresas.

Leia também:
Para onde estão indo os dólares do BC

Nenhum comentário:

Postar um comentário