segunda-feira, 16 de março de 2009

A poupança agora é a culpada pelos juros altos

Ontem (16/03/09) jornal Valor Econômico publicou um editorial que me pareceu ter sido encomendado pelos banqueiros "Desindexar a poupança para auxiliar a política monetária".

O jornal diz que a remuneração da poupança impede que a SELIC caia mais. A poupança rende líquido uns 7,5% ao ano. Com a taxa de juros caindo a poupança se torna mais atraente.

Se as aplicações migrarem para a poupança, os banqueiros deixaram de ganhar uma montanha de dinheiro fácil. A taxa de administração cobrada dos clientes fica em torno dos 4%, quando na maioria dos casos não deveria ultrapassa 0,5%. As pessoas percebem a mordida que os bancos dão em suas aplicações. A indústria de fundos controlada principalmente pelos grandes bancos de varejo movimenta centenas de bilhões de Reais e é uma importante fonte de receita para os bancos.

Além disso, os recursos captados na poupança devem ser destinado ao financiamento do setor produtivo (crédito imobiliário e agrícola).

O BC, que muitos acham que mantém os juros altos para conter a inflação (que foi derrotada em 1994), está mesmo preocupado é em sustentar ganhos absurdo do setor financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário