domingo, 24 de agosto de 2014

Os nomes por trás das campanhas presidenciais

 Do blog do Nassif


Jornal GGN - As mentes por trás das campanhas de Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva foram levantadas pelo jornalista João Fellet, da BBC Brasil, depois de conversar com assessores que acompanham de perto o cotidiano dos três candidatos à presidência.
A reportagem destacou que o mais difícil do levantamento foi a candidata do PSB, por ter sido oficializada mais recentemente  e não estar claro quais serão os principais assessores e que tarefas executarão. Ainda assim, foi possível revelar os mais próximos de Marina Silva.
Já com Dilma e Aécio, a determinação dos nomes foi certeira, uma vez que as campanhas já se encontram mais estruturadas e em pleno funcionamento.
As mentes de Dilma Rousseff são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o publicitário João Santana e o geólogo Giles Azevedo.
Lula é o maior conselheiro de Dilma. Segundo os assessores, nas últimas semanas passaram a conversar diariamente. Discutem todos os temas da campanha, desde o que saiu no noticiário, as estratégias para a propaganda na TV, e o tom adotado em entrevistas e debates.
João Santana chefiou a campanha vitoriosa de Dilma à Presidência e, desde então, acompanha a presidente. Participa não só de assuntos relativos à publicidade, como decisões do governo e opinando, inclusive, sobre os nomes de políticas públicas. Ele é o responsável por ajudar a elaborar todos os discursos de Dilma. Dá palpites sobre roupas e maquiagem, e coordena a campanha na TV.
Giles Azevedo é assessor da presidente há mais de 20 anos, era chefe de gabinete da Presidência, cargo que abandonou para acompanhar de perto a campanha. Dilma e Azevedo trabalharam juntos no governo do Rio Grande do Sul e ele cuidou da agenda de Dilma em 2010, na disputa presidencial.
As figuras de confiança que circundam a campanha de Aécio Neves são a sua irmã mais velha Andréa Neves; o seu antigo vice no governo de Minas, Antonio Anastasia, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Andréa Neves é tida como o “crânio da comunicação da campanha”. Desde que assumiu o cargo do governo pela primeira vez, em 2003. Principal estrategista e confidente, a jornalista nunca ocupou cargos expressivos ou disputou eleições.
Anastasia foi seu vice no governo de Minas. Braço direito do tucano e um dos principais executores do “choque de gestão”, que foi a política de corte de gastos de Aécio Neves, que apresenta como cartão de visitas. Candidato ao Senado, continua como conselheiro do presidenciável.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou ao cenário das campanhas do PSDB. Reúne-se com frequência com Aécio, aconselhando e discutindo os rumos da campanha. Ajuda na mediação de resistências dentro do próprio partido.
Marina Silva recebe mediações e conselhos do deputado Walter Feldman; o ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier e Eduardo Gianetti.
Ela traz como figura central o seu forte aliado na tentativa de criar a Rede Sustentabilidade, Feldman. O deputado federal aderiu ao PSB, junto com Marina, nas mesmas expectativas da atual candidata à presidência de, posteriormente, criar a Rede. Foi um dos fundadores do PSDB, é médico e o principal articulador político. Recentemente, Marina o colocou na coordenação da campanha.
O segundo da lista da BBC é um dos fundadores do Partido Verde em Pernambuco, Sérgio Xavier. No início da campanha do PSB, Xavier era o principal elo entre a ex-senadora e Eduardo Campos, ajudando a construir a aliança entre os dois.
Gianetti é o principal assessor da candidata para a área econômica. Ex-professor do Insper, é o mediador entre Marina e a resistência de empresários à sua campanha. Discursa em eventos e entrevistas, e aconselha a ambientalista sobre os assuntos econômicos.

Com informações da BBC Brasil e por sugestão de Assis Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário