sábado, 30 de agosto de 2014

Você sabia?

Hoje vivemos numa plutocracia, ou seja o poder é dos ricos. Seja através do financiamento de campanhas, seja através da conquista de corações e mentes através da mídia, o setor financeiro domina nossa política. Os parlamentares e governantes muitas vezes não são mais que marionetes nas mãos dos reais donos do poder.

Metade do dinheiro que irrigou as campanhas na eleição de 2010 saiu dos cofres de apenas 70 empresas. Neste clube capaz de decidir quem pode se eleger (sem dinheiro  o candidato não chega ao conhecimento do eleitor) há seis empreiteiras (Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, OAS, Galvão Engenharia e UTC engenharia), três bancos (Itaú, Bradesco e BMG) duas siderúrgicas (CSN e Gerdau), uma mineradora (Vale), um frigorífico (Friboi), uma telefônica (Oi) e uma fabricante de bebidas (Petrópolis).

Mas precisamos de governo. Não nos deixemos nos encantar com propagandas bonitas, vamos analisar propostas, ver quem são os assessores. No caso de parlamentares em reeleição, ver o que fizeram no mandato anterior. Checar as fontes. Nem tudo que achamos no Google é verdadeiro. A mídia tem interesses. Muitas vezes um governo medíocre e corrupto parece como bom nas matérias dos jornais. Muitas vezes um governo progressista que tenta mudar a vida das pessoas é demonizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário