terça-feira, 12 de abril de 2016

Quem recebeu dinheiro da Andrade Gutierrez?

http://www.dantepeixoto.com.br/index.php/2016/04/08/quem-recebeu-dinheiro-da-andrade-gutierrez/

Ontem explodiu a notícia de que a Andrade Gutierrez teve sua delação premiada homologada. Com ela veio à tona que a empresa junto de agentes políticos elaborou um método de propinas disfarçadas de doações legais de campanha.
Segundo as notícias divulgadas, os delatores informaram que acordavam uma quantia de 1% de propina em obras públicas e no momento eleitoral esse superfaturamento era repassado aos partidos como doações nos caixas das campanhas.
Essa relação entre partidos e empreiteiras, que doam milhões em eleições para diversos partidos de ideologias contraditórias já é alvo de desconfiança há muito tempo. Muito embora até pouco tempo não existia uma comprovação ou evidência que pudesse enquadrar tais doações como crime.
Com a delação premiada e as notícias que dela decorreram, resolvi fazer um levantamento inicial, com os dados disponíveis no site do TSE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais) e os números são espantosos.
Apesar do enfoque dado às doações ao PT, 12 partidos receberam dinheiro oficialmente por meio de seus diretórios nacionais. O PSDB recebeu também em seu diretório do Maranhão e o PSB (da candidatura de Eduardo Campos e depois Marina Silva) recebeu dinheiro na conta do Comitê de Campanha Presidencial.
Os valores estão no gráfico abaixo para todos que quiserem conferir:

Doações por partido Andrade Gutierrez
Além do levantamento por partido, realizei a mesma consulta por candidatos. Apesar de serem “poucos” os candidatos que receberam, chama atenção que ninguém mais ninguém menos que Paulo Skaff (candidato pelo PMDB ao governo de SP) e Beto Richa (candidato do PSDB ao governo do PR) estarem entre os que receberam.
Doações por candidatosApesar dos valores aqui listados não “provarem nada”, pois são doações que foram declaradas e contas que foram julgadas pelo tribunal eleitoral, nos faz refletir e lançar dúvida a respeito dessa forma de construção política que tomou conta do país.
Mais que isso, se a delação se confirmar e, de fato Dilma/Temer tiverem sido beneficiados por um esquema de doações fruto de propina camuflada, o caso deve ser estendido para todos esses acima, que como o PT e o PMDB receberam dinheiro da mesma empreiteira, que está em obras em diversos governos estaduais e municipais.
Cada vez mais, as investigações mostram o nível de desgaste e a fratura da “Nova República” brasileira. Num cenário como esses, qual legitimidade tem a maioria dos políticos para continuar em seus cargos? A desconfiança sobre a legitimidade dos processos eleitorais e do uso do dinheiro público é a cada dia maior.
É justamente por isso que estamos em busca de que o povo possa dar sua opinião e dizer se quer que o governo e esses deputados e senadores eleitos com dinheiro, no mínimo, suspeito continuem em seus cargos. É também por saber que se a procura continuar vão achar muitas coisas erradas que amplos setores da política nacional querem acabar com as investigações e abominam a ideia de uma nova eleição geral.
Claro que só as eleições não bastam, é urgente uma reforma completa do sistema político e institucional no Brasil para vetar e acabar de uma vez por toda com a relação promíscua entre empreiteiras, bancos e grandes empresas com a política e a coisa pública.
No mais está aí para todo mundo ver, todos os que receberam algum dinheiro da Andrade Gutierrez, e não foi pouco dinheiro, nem poucos partidos.
*OBS: Na imprensa aparece o número de 35 milhões doados ao PT. Esta aparente divergência se deve ao fato de que fiz o gráfico apenas com o doado para os órgãos partidários e a tabela com doações para candidatos. Se você somar o doado para o PT com o doado para a campanha de Dilma chegará aos 35 milhões, mais ou menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário