sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tesouro Nacional pode capitalizar BB

Claudia Safatle
13/02/2009 Valor Econômico

Um grupo de trabalho no governo avalia as diversas hipóteses de medidas para desobstruir a oferta de crédito no país. Uma das mais cotadas é o Tesouro Nacional capitalizar o Banco do Brasil, para que ele possa aumentar sua capacidade de emprestar. Com isso, o banco estatal poderia reduzir mais os juros que cobra e melhorar as condições gerais dos financiamentos sem comprometer sua base de capital, avalia-se na área econômica. O grupo conta com técnicos do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

Diante das pressões do Palácio do Planalto para liderar uma baixa do spread bancário (diferença entre o que o banco paga ao investidor e o que cobra do tomador), a direção do BB tem mostrado grande preocupação com os riscos que reduções mais ousadas dos juros trazem para a sua base de capital, já que o nível de capitalização do banco é relativamente apertado. As recentes aquisições - dos bancos estaduais de Santa Catarina, do Piauí e Nossa Caixa , e do banco Votorantim, privado - consumiram uma parte importante do capital do BB.

O índice de Basiléia do banco - quantidade de capital próprio que os bancos devem separar para cobrir riscos nas operações de crédito - é de cerca de 14%, diante da relação mínima de 11% exigida pelas regras prudenciais do BC, conforme informações publicadas no Valor. É esse percentual que dará ou não uma margem confortável para o banco expandir sua carteira de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário