quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Totalitarismo Chavista

Jânio de Freitas,
Folha de São Paulo 19/02/2009

Cá entre nós

Pois é, enquanto a “internacional antichavista” faz mágicas para continuar alimentando a imprensa sul-americana, vem do mundo de Barack Obama uma novidade que não parece ocasional.

O Departamento de Estado atesta que o referendo vencido por Hugo Chávez foi “totalmente coerente com o processo democrático”. Como sobremesa, o democrata “Washington Post” define as novas constituições de Venezuela, Bolívia e Equador como “processos pacíficos” que se destinam a “refundar aquelas nações para corrigir injustiças históricas”. (Dois fatos em pequenas notícias na Folha de ontem).

No que nos respeita, são sinais quase inacreditáveis de uma inovação inacreditável. Por importante que seja, seu aspecto político é o de menos. A mudança de percepção e de concepção é ainda mais assombrosa.
Lembra uma palavra que nunca passou de sua sonoridade: Panamericanismo. Não faz mal imaginar que aqueles fatos sejam uma insinuação esboçada de vida em comum nas nossas bandas.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1902200911.htm

------------------------

A imprensa brasileira distorce e oculta as transformações que estão ocorrendo na América Latina. Vejo pessoas cultas falarem do Chaves ou do Evo Morales como demônios, ditadores, chegam ao absurdo de dizem que esses governos são totalitários. Totalitarismo ocorreu na União Soviética de Stalin, na Alemanha Nazista. Na Venezuela, na Bolívia, no Brasil (com menos intensidade) vem ocorrendo rupturas dentro do regime democrático. Entram governos mais preocupados com as necessidades do povo e não com os donos do dinheiro.

Um grande exemplo da manipulação da nossa mídia é que eles não informaram ao público que a nossa Petrobras foi indenizada pelo governo boliviano. Reuters (26/06/2007): "The government's $112-million buyback of the refineries is part of Morales' energy nationalization".


Se quiserem saber nossos vizinhos, sugiro buscar uma fonte neutra como a BBC. Sobre o governo Chaves, há um série de matérias destacando as transformações, destacando erros e acertos e não só os erros como faz a mídia local.

BBC: Em década de Chávez, pobreza caiu na Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário