quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jornal Nacional prova que aumento dos juros é bom para o pobre

Hoje o Jornal Nacional se esforçou para explicar que o aumento dos juros é bom para os pobres. O pequenos poupadores vão ganhar um centavos a mais com a subida da Selic.

Quantos vão ganhar? O número de poupadores é uma pequena fração da população. Mesmo os poupadores, os pequenos que a matéria se referiu, vão perder. O aumento dos juros reduz a atividade econômica pelo lado mais perverso: inibi o investimento produtivo e destina os recursos para a ciranda financeira. Esse juro que subiu vai sair do bolso dos contribuintes. Nós vamos pagar a conta altíssima como pouco efeito no controle da inflação.

Ao contrário do que o mercado financeiro prega através dos seus porta-vozes na imprensa, na maioria das vezes a elevação dos juros não afeta a inflação. Mas faz o dinheiro deles render sem nenhum esforço.

A dívida pública bruta (sem descontar as aplicações que o governo tem )  é algo em torno de 3 trilhões de Reais, cada 1% a mais na SELIC são mais R$30 bi por ano que sai do orçamento para pagar a dívida. É o dinheiro que falta para a saúde e para a educação que o povo reclamou nas ruas.

Na campanha eleitoral só a Luciana Genro e o Levi Fidelix trataram do assunto. Ao contrário do que muitos pensam, 90% ou mais do que temos de estoque de dívida pública não foi o governo que tomou emprestado para gastar. Não. A dívida tem origem na ciranda financeira brutal que foi criada após o plano Real com juros estratosféricos com a desculpa de segurar a inflação. Isto não é aceitável.

Falta recursos para tudo, as pessoas são direcionadas a se indignar com o desvio de dinheiro de pinga, enquanto o montante grande é tirado dos nossos bolsos à luz do dia.


Quer saber um pouco mais:
http://www.auditoriacidada.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário