domingo, 5 de outubro de 2014

OIT lista cinco razões por uma semana de trabalho de 4 dias

http://jornalggn.com.br/noticia/oit-lista-cinco-razoes-por-uma-semana-de-trabalho-de-4-dias

Jornal GGN – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destacou as vantagens de corta a semana de trabalho de cinco para quatro dias. O especialista da OIT em assuntos relativos às condições de emprego, Jon Messenger, destacou em um artigo que uma das primeiras razões para impulsionar essa medida se baseia que o excesso de trabalho não é bom para a saúde.
Salienta que o custo de longas horas de trabalho é enorme em termos de doenças que provoca, incluindo cardiovascular, gastrointestinal e problemas reprodutivos, infecções crônicas e problemas de saúde mental, que podem até mesmo levar à morte.
Messenger também explica que uma semana de trabalho mais curta poderia criar mais empregos e de melhor qualidade e cita como exemplo a experiência da Alemanha e Coréia, que reduziram a quantidade de horas de trabalho em vez de despedir empregados em tempos de crise econômica.
Outra razão se refere à crença de que quanto mais se trabalha mais se produz. O especialista disse que menos horas de trabalho têm demonstrado que aumentam a motivação, diminuem o absentismo e reduzem o risco de erros e acidentes.
As duas últimas justificativas para uma jornada de trabalho de quatro dias se baseiam nos benefícios que isso teria para o meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono.
Também fez alusão ao fato de faz as pessoas felizes, porque aqueles que trabalham demais têm mais conflitos, especialmente em casa, produto de estresse e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário