terça-feira, 7 de outubro de 2014

Votar nulo ou em branco favorece o candidato que mais recebeu votos

Qual é o impacto de se votar nulo? Existe diferença entre nulo e votar em branco? A advogada Sabrina Waideman explica, em um vídeo, que votar nulo não tem alcance para anular as eleições. "Na verdade esse boato começou, principalmente, porcausa de uma confusão que foi feita num artigo do código eleitoral, o artigo 224, que fala sobre a anulação de mais da metade dos votos anula a eleição e convoca-se outra num prazo de 20 a 40 dias".
"Na verdade, esse artigo não está falando de voto nulo, está falando de voto anulado, então não é a sua opção de fazer um voto nulo", afirma Sabrina Waideman, que explica que o voto só é anulado por fraude, problema em registro do candidato e outros itens que são apresentados no código eleitoral.
No mesmo vídeo, a advogada Marcela Espinha explica o impacto do voto nulo e em branco: favorece o candidato que estiver com mais votos no final. Isso porque o sistema contabiliza que a pessoa abdicou do seu direito de votar e retira da somatória total de eleitores. Assim, como as porcentagens são calculadas sobre um total de votos, são tirados dessa somatória total os eleitores que votarem em branco ou nulo. Marcela Espinha explica didaticamente com um exemplo de 10 eleitores como funciona.
"Antes havia uma diferença entre voto nulo e voto em branco. Hoje, essa diferença não existe mais. Votando nulo ou votando em branco seu voto não vai ser contado", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário