segunda-feira, 9 de março de 2015

Anastasia, aliado de Aécio, será investigado na Lava Jato

http://jornalggn.com.br/noticia/anastasia-aliado-de-aecio-sera-investigado-na-lava-jato


Jornal GGN - O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e um forte aliado do senador Aécio Neves, senador e candidato derrotado ao cargo de Presidente da República, será um dos investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suposta participação no esquema de desvio na Petrobras.
O ministro Teori Zavaski, relator do caso na Corte, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República com objetivo de apurar se o tucano recebeu ou não os valores relatados por Careca, funcionário do doleiro Alberto Youssef, delator premiado da Operação Lava Jato.
Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, em depoimento prestado na Polícia Federal em Curitiba, afirmou que em 2010, a pedido de Alberto Youssef, foi até Belo Horizonte e entregou quantias que seriam destinadas a “Anastasia” (Antonio Anastasia, do PSDB-MG). O dinheiro foi repassado para pessoa que não se identificou. Tempos depois, com o resultado das eleições, Jayme afirmou “que o candidato que ganhou a eleição em Minas Gerais era a pessoa para quem eu levei o dinheiro”.
Quando lhe foi apresentada uma fotografia do ex-governador e atual Senador Antonio Augusto Junho Anastasia, e que na época era um dos candidatos ao governo de Minas Gerais, Jayme disse que “na fotografia é muito parecida [a pessoa] com a que recebeu a mala enviada por Youssef contendo dinheiro”. Na época, o montante entregue foi de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
O PSDB se pronunciou a respeito. Em nota assinada por Aécio Neves, senador por Minas Gerais e presidente nacional do partido, por Cassio Cunha Lima (líder no Senado) e por Carlos Sampaio (líder na Câmara), dizem ter a certeza de que “tudo será plenamente esclarecido” e sua “inocência será evidenciada”.
A nota diz, ainda, que o partido recebeu a divulgação da lista “com serenidade e a responsabilidade de um partido que sempre se dedicou à coisa pública com zelo e correção”. Diz ainda que é imprescindível a “análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados” e que sejam tomadas “as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados”, inclusive “recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional”.
Leia, a seguir, a íntegra da nota:
O PSDB recebe a divulgação da chamada "Lista do Janot" pelo Supremo Tribunal Federal com a serenidade e a responsabilidade de um partido que sempre se dedicou à coisa pública com zelo e correção.
Torna-se agora imprescindível a análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados e, tão logo esse exame seja feito, tomar as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados.
Será analisado caso a caso, considerando os elementos já contidos nos inquéritos e a individualização das condutas para definir os procedimentos a serem tomados a partir de agora, inclusive recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional.
No que se refere ao senador Antônio Anastasia, cuja história e trabalho só geraram benefícios ao Brasil, com exemplos de uma gestão eficiente e responsável, não obstante a surpresa com sua inclusão na relação, temos a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido. Por conhecermos o seu proceder irretocável, em tantos anos de vida pública, temos a convicção de que a sua inocência será evidenciada.
Neste momento, a melhor forma de nos dedicarmos à sua defesa é termos nossas atenções voltadas à análise dos fatos para que possamos dar, o quanto antes, as respostas que o país espera, com ansiedade, sobre a lisura de suas ações.
Senador Aécio Neves - presidente nacional do PSDB
Senador Cassio Cunha Lima - líder do PSDB no Senado Federal
Deputado Carlos Sampaio - líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Pelo Twitter, Antonio Anastasia se posicionou a respeito do caso.

Arquivo

Tags

Nenhum comentário:

Postar um comentário