terça-feira, 10 de março de 2015

Possíveis impactos da Lava Jato sobre o sistema de licitações

http://jornalggn.com.br/noticia/possiveis-impactos-da-lava-jato-sobre-o-sistema-de-licitacoes

AS EMPREITEIRAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL - Os bem pensantes, Carvalhosas e cia. estão contentes com a perspectiva de irem à falência as empreiteiras nacionais, porque ai viriam as estrangeiras. Não é tão simples assim.
Para isso será preciso mudar completamente o sistema de LICITAÇÕES que existe no Brasil. O modelo internacional é de preço fixo, fechado,  GARANTIDO, sem aditivos ou claims, o risco da obra é da empreiteira MAS ai o julgamento não pode ser à brasileira, onde uma empreiteira joga o preço lá embaixo porque conta com aditivos mais à frente. Com preço fechado será necessária uma classificação por qualidade técnica e não só por preço, a decisão da Comissão de Licitação NÃO pode ficar sujeita à contestação judicial, hoje uma industria no Brasil, pequenas empreiteiras se especializam em contestar a 1ª colocada para depois desistir da contestação mediante uma ""gentileza".
Sem essa MORALIZAÇÃO do sistema de concorrência as estrangeiras não virão em grande escala.
As grandes americanas como BECHTEL E FLUOR, já tiveram obras no Brasil em concorrências do banco Mundial, concluídas as obras vão embora, algumas espanholas já estão aqui, com resultados discutíveis, as chinesas já estão aqui, são audaciosas e não tem medo de riscos , há grandes empreiteiras coreanas, turcas e árabes que ainda não estão aqui. A AECOM americana, maior empresa de engenharia do mundo, com 95.000 técnicos e engenheiros, já está aqui em pequena escala.
Conclusão, para as estrangeiras chegarem aqui será precisa reformular, modernizar e eliminar os TRUQUES da lei de licitações, introduzir o seguro de performance, o preço fechado e o critério de classificação por pontos e não por preço.
O atual sistema de licitações é VICIADO e não atende aos padrões internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário