sexta-feira, 22 de maio de 2015

Como a SABESP conseguiu reduzir o consumo de água sem racionamento

Simplesmente eles cortaram a água dos bairros mais pobres e dizem que não há racionamento. Quando tem apoio principalmente da Globo para esconder as coisas e dizer que está tudo bem.

http://jornalggn.com.br/noticia/fragilidade-do-abastecimento-de-agua-na-zona-leste

Fragilidade do abastecimento de água na Zona Leste

Jornal GGN - O problema de água na Zona Leste de São Paulo foi tema de audiência pública realizada ontem (21), em São Miguel Paulista. Cerca de 30 pessoas, moradoras da região, estiveram presentes na reunião, conduzida pelo vereador Laércio Benko, presidente da CPI da Sabesp.
As pessoas deram testemunhos de um cenário de racionamento que parte da população da capital ainda não vivenciou.
De acordo com Dorcas Freitas, organizadora da audiência, o período de disponibilidade da demanda é muito curto. “Não tem nem fiozinho, a água acaba 11h30 e volta 4h30 da manhã. Quando chega, a água não tem força suficiente para subir. O que fazer? Idosos e acamados ficam sem banho. É uma luta muito grande”, disse. “Aumentou a conta sem ter água, diferente da luz que aumentou, mas não acaba. Todos têm o mesmo problema”.
A fala dela foi reforçada por outros moradores. Ana Lúcia afirmou que só tem duas horas de água por dia, Socorro disse não se lembrar da última vez que não faltou água. Zezinha disse que nunca tem água quando ela chega do trabalho. Ernesto da Silva disse que o corte acontece todos os dias, logo pela manhã, por volta de 9h30.
Há entre os moradores da região uma percepção de que reclamar é pior. Um medo de que a Sabesp promova retaliação. Foi a opinião expressada, por exemplo, por Vitor Justiniano, que teme perder o pouco de água que lhe resta.
Dorcas Freitas concordou. “Os moradores ficaram com medo de participar dessa audiência, pois ontem a Sabesp passou aqui colocou relógio de graça e deu caixa d'água. As pessoas estão com medo de censura por parte da Sabesp”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário